O projeto de privatização dos Correios, que está na pauta de votação do Congresso, ainda gera dúvidas sobre o futuro do serviço no Brasil. Em entrevista à rádio Mix, nosso sócio José Del Chiaro esclareceu alguns pontos essenciais sobre a futura estrutura da empresa e quais desafios serão enfrentados por aqueles que entrarem no mercado de postagem brasileiro. Del Chiaro destacou que o Estado deixará de ser o controlador da companhia, o que pode ampliar os investimentos no segmento em decorrência da ampliação da concorrência. Ele lembrou que o texto que autoriza a privatização ainda por mas que o texto ainda pode passar por muitas mudanças.

José Del Chiaro destacou que a área de atuação dos Correios mudou profundamente. A empresa reduziu sensivelmente as atividades ligadas ao envio de correspondências, consequência do avanço da internet, e se transformou em uma companha de entrega de mercadorias. Com relação aos funcionários, ele ressaltou que o PL no Congresso prevê um período de estabilidade para todos, o mesmo valendo para as tarifas, que seguirão tabeladas.

Para Del Chiaro, a principal preocupação está na manutenção do atendimento em todo o país e para todo tipo de empresa, em especial das pequenas e médias. “Os Correios têm um papel importante no atendimento de locais distantes, pouco lucrativos, mas que precisam continuar recebendo encomendas, notificações judiciais e outras correspondências. Mesmo com grandes empresas já atuando no país, elas acabam delegando aos Correios as entregas nessas regiões mais distantes.”

Ouça a entrevista completa: